Dislipidemia
Dislipidemia é o nome dado ao aumento da gordura no sangue, que é representada pelo colesterol e triglicérides.
De fato, todos nós produzimos essas gorduras, que são essenciais para a formação da membrana das nossas células, assim como de alguns hormônios. Entretanto, quando seus níveis estão alterados, aumenta o risco de termos doenças cardiovasculares como, por exemplo, infarto e derrame.
O colesterol pode se diferenciar conforme o peso da lipoproteína presente na sua estrutura. O LDL, formado por lipoproteínas de baixa densidade, é chamado de “colesterol ruim”, pois deposita placa de gordura nos vasos. Já o HDL, formado por lipoproteínas de alta densidade, é chamado de “colesterol bom”, pois promove a limpeza dessas placas (faxineiro).
Se você estiver em Jundiaí ou na região e tiver preocupações sobre a saúde da tireoide do seu filho, a Dra. Taís Belo é uma excelente opção para agendar uma consulta.
Ela oferece um atendimento personalizado e cuidadoso!
A dislipidemia pode estar presente desde a infância. Assim, o motivo pode ser genético (hipercolesterolemia familiar) ou então ambiental, devido erro alimentar associado ao sedentarismo.
O diagnóstico é feito através do exame de sangue (colesterol total e frações).
O uso de medicamentos é restrito aos casos mais sérios e sem resposta à mudança de vida. Afinal, dislipidemia é uma doença séria e que pode trazer muitas complicações no futuro.
Portanto, é fundamental o seguimento periódico com o endocrinologista infantil para o diagnóstico precoce bem como tratamento adequado.